Enquadramento horizontal - O ponto de vista natural da visão humana é aproximadamente na forma de uma oval horizontal. Neste sentido, o enquadramento horizontal da imagem fotográfica é uma aproximação razoável. Os cantos da fotografia são observados através da visão periférica.
O formato do enquadramento do visor (e LCD) tem uma enorme influência sobre a forma como a imagem surge. Apesar da facilidade de cortá-la mais tarde, existe uma tendência forte, no momento do disparo, para compor até às extremidades do quadro.



Panorâmica - O formato panorâmico (imagens horizontais bastante mais largas do que altas) é utilizado para conseguir maior resolução de imagem. Este tipo de fotografias consegue-se através da montagem de várias imagens fotografadas. A panorâmica é geralmente utilizada para captar paisagens.

Edição - Esta técnica desenvolveu-se ainda durante o período da fotografia a preto e branco. Na edição digital (informática) da fotografia é usual reenquadrar e cortar a imagem. Trata-se de um método de optimização da imagem no que diz respeito ao enquadramento dos seus elementos, embora se reduza o tamanho relativamente à sua captura.
Localização - Sempre que existe espaço à volta do elemento fotografado é importante controlar conscientemente a sua localização. O posicionamento no centro poderá ser o mais óbvio, mas se for usado recorrentemente torna-se, também, mais aborrecido. Neste sentido, quanto mais pequeno for o elemento fotografado, mais importante é a escolha da sua localização. Para escolher o melhor enquadramento descentrado convém jogar com os vectores e espaços existentes.
Enquadramento do enquadramento - Este tipo de enquadramento aumenta a sensação de imersão na imagem, fundamentalmente se tiverem a mesma configuração, e transmite a ideia de organização dos seus elementos.
![[Before-and-after-Photoshop+13.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCzks_XO1ZLSEexPm8ZTYTJ-iiuHq02FaRgH1JJ6e6628y1tnSvqltKAHwJUdkWvXCHeO1sxZCxgql4e7TXBRe0pf5q1coS5GYifJpvwUZ4HEThyphenhyphenwVzljOskuST3KlwJgKBkF5fE3ayws/s400/Before-and-after-Photoshop+13.jpg)
Preenchimento - Ocupação total do enquadramento com o elemento fotografado de modo a apresentá-lo com maior detalhe e simultaneamente mostrar algum espaço envolvente.

Localização - Sempre que existe espaço à volta do elemento fotografado é importante controlar conscientemente a sua localização. O posicionamento no centro poderá ser o mais óbvio, mas se for usado recorrentemente torna-se, também, mais aborrecido. Neste sentido, quanto mais pequeno for o elemento fotografado, mais importante é a escolha da sua localização. Para escolher o melhor enquadramento descentrado convém jogar com os vectores e espaços existentes.

Enquadramento do enquadramento - Este tipo de enquadramento aumenta a sensação de imersão na imagem, fundamentalmente se tiverem a mesma configuração, e transmite a ideia de organização dos seus elementos.


Percepção visual da Gestalt - A psicologia da Gestalt foi fundada na Áustria e na Alemanha no início do século XX. Esta teoria defende que o todo é maior do que a soma das suas partes e que , neste sentido, ao observar uma imagem com uma cena completa, o cérebro percorre as principais partes para compreender a imagem na totalidade. 1- Lei da Proximidade - os elementos visuais agrupam-se na mente de acordo com a distância entre si; 2- Lei da Semelhança - os elementos que se assemelham, pela sua forma ou conteúdo, tendem a ser agrupados; 3- Lei do encerramento - os elementos próximos entre si tendem a formar uma linha de contorno fechada; 4- Lei da Simplicidade - a mente procura sempre soluções visuais simples, linhas e formas minimais, assim como a simetria e o equilíbrio; 5- Lei do Destino Comum - os elementos agrupados parecem mover-se em conjunto e comportam-se como um todo; 6- Lei da boa continuação - a perceção visual tende a continuar as linhas e as formas para além das suas extremidades; 7- Lei da segregação - para ser melhor percebida a figura deve destacar-se do fundo.
lei da proximidade
Lei da sememlhança

Lei da proximidade

Lei da simplicidade

Lei da Boa Continuação

Lei da Segregação


Freeman, Michael. The PHOTOGRAPHER!S EYE COMPOSITION AND DESIGN FOR BETTER
DIGITAL PHOTOS. WALTHAM MASSACHUSETTS: FOCAL PRESS, 2007
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